Muco branco antes da menstruação

Muitas mulheres compartilham dúvidas sobre o funcionamento do seu próprio corpo, hoje esclareceremos mais uma desses questões, a causa o muco branco antes da menstruação.

Todo tipo de fluído excretado pelo órgão sexual feminino é chamado de corrimento vaginal, estes podem ser parte de processo naturais do organismo da mulher ou ser um indicio de alguma patologia  genecológica. Entre eles se encontra o Muco Cervical do qual falaremos melhor a seguir.


O muco é um tipo de secreção que acontece durante o período de  ovulação, e sofre alterações no volume, densidade e cor devido a fatores hormonais. Pode ser usada pela mulher para detectar seu período de fertilidade e o momento mais propício para o engravidamento. Após a menstruação o muco cervical surge, geralmente de aspecto  opaco, pastoso e grudento, podendo se apresentar desde amarelo até branco.


Com o aproximar da ovulação o muco vai ficando gradativamente mais viscoso elástico e transparente, tendo assim mais chances de ser fecundada. No entanto se haver muco branco após a ovulação, a explicação é outra.


O corrimento branco antes dá menstruação acontece devido a liberação do hormônio feminino progesterona, que tem a função de preparar o útero para receber um embrião. Com o termino da ovulação é fomentado no útero o chamado corpo lúteo, um cisto responsável por enviar as quantias hormonais necessárias para fixação embrional. Caso não ocorra a fertilização o corpo lúteo perde suas funções e será eliminado juntamente a descamação uterina, na menstruação.


O muco branco, não evidencia um problema, tão pouco é um sinal de gravidez, no entanto se for avistando juntamente com o atraso menstrual há riscos sim de gravidez. Se você se relacionou sem proteção e acredita que esta possibilidade existe, o melhor a se fazer é ir ao genecologista, que lhe examinará e lhe dará um laudo mais preciso.

Fontes: Tipos de Corrimentos em Mulheres

Outros Textos

 

Copyright © 2013 CORRIMENTO BRANCO